terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sistemas de Informação no Município de Taparuba - MG

Não se pode negar que as tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram a atuação das organizações. Podemos perceber que a Internet propiciou o desenvolvimento de novas estruturas sociais.
Diante de uma nova era virtual , chamada “ Era da Informação” todas as organizações precisam se adequar para atender à crescente globalização dos mercados e para isso devem promover a incorporação das redes de computadores.
É dever das organizações promover e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente através de programas e metas para a inclusão digital.
A Prefeitura Municipal de Taparuba possui uma infraestrutura de informações razoável constituída de instalações físicas, serviços e gerenciamento que dão suporte a todos os recursos computacionais existentes nos diversos setores. Os componentes utilizados são hardware de computadores, redes e instalações de comunicação, mas não possui um banco único de dados nem a integração desses recursos em um sistema, pois cada setor faz o gerenciamento da informação que é de sua competência, por exemplo: a Secretaria Municipal de Educação possui seu ambiente virtual para lançar os dados sobre a vida escolar dos alunos como Censo Escolar e a Tesouraria mantêm suas atividades financeiras repassando as informações ao Tribunal de Contas.
Os computadores possuem conexão via internet e a maioria das tarefas desenvolvidas são realizadas através de consulta on line nos sites oficiais de organizações governamentais e essas informações não são repassadas diretamente para a população. É importante destacar que está em fase final de implementação um site da Prefeitura de Taparuba para que os cidadãos possam conhecer e acompanhar as ações da administração pública bem como avaliar a qualidade dos serviços prestados.
Para diminuir as desigualdades em termos de inclusão digital que dificulta a participação cidadã na gestão pública está sendo implementado um Telecentro Digital que tem proporcionado gratuitamente aos moradores do município cursos de informática. Pensando no acesso a esse meio de comunicação tão importante e necessário nos dias atuais , a Escola Municipal Francisco Dutra de Godoy, que fica na sede, foi contemplada com uma sala onde funcionará um Laboratório de Informática com 10 computadores para garantir às nossas crianças o direito à informação.
Sabemos que as informações são fundamentais para levar a gestão pública municipal até os cidadãos que a sustentam e nesse sentido as tecnologias da informação e da comunicação têm um papel de suma importância. Por isso a administração municipal precisa desenvolver algumas ferramentas de colaboração para facilitar a produção e a troca de informações, integração de fontes da dados de diversas natureza (banco de dados, textos, sons , imagens, etc) e funções de comunicação incorporadas.
Acredito que a criação de sistemas integrados de informações pode proporcionar um melhor desempenho das atividades realizadas pelos diferentes setores da administração pública pois o foco deve ser a gestão e a disponibilização da informação para todos os setores que precisam dela.

REFERÊNCIAS:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA- Molina, Maurício Leonardo Aguilar. Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação. V.1 1a ed.- Juiz de Fora: UFJF, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário