segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sistemas de Informação no Município de Ipanema - MG

No município de Ipanema, a tecnologia avança, e aparentemente, os referidos conceitos são utilizados de forma satisfatória, porém, não em sua capacidade total que os meios oferecem hoje.

Com a globalização, diversos são os meios, que podem contribuir para o crescimento municipal, de forma a equilibrar crescimento humano, social, econômico, sem com isso se desviar dos objetivos de obter crescimento de forma sustentável.

“Tecnologia Sustentável compreende metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos economicamente viáveis, passiveis de serem produzidos e aplicados de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade”.[1]

Em recente pesquisa intitulada de “Transforming the Market: Energy Efficiency in Buildings”[2] divulgada em 27 de abril pelo WBCSD (World Business Council for Sustainable Development)[3], mostra que “Tecnologias sustentáveis podem reduzir em 60% o uso de energia nos edifícios até 2050”. O estudo foi realizado no Brasil, China, Índia, Japão, Estados Unidos e continente Europeu.[4]

O estudo em questão nos mostra que o uso de tecnologias sustentáveis, está diretamente ligado à conservação de energia, ao qual se traduz em um desenvolvimento sustentável, proteção ao meio ambiente e como corolário, qualidade de vida para a população.

Quando relacionamos qualidade, imediatamente temos a idéia de algo bem feito, técnica e visualmente falando, algo que possa transmitir segurança e veracidade. Dados de alta qualidade tem o poder de transmitir essa segurança, de expressar total confiabilidade.

O Sistema de Informação é um conjunto de funcionalidades comandados por um conjunto de componentes para se alcançar o produto final, que é a confiabilidade do sistema / qualidade e os resultados que se almeja alcançar.

O elemento mais importante desses componentes sem dúvida é o ser humano (recursos humanos), que encabeça essa cadeia de componentes, especialistas (analistas de sistemas, programadores, operadores de computador), e usuários finais que são aqueles que utilizam sistemas de informação.

Seguindo, podemos elencar os 1) Recursos de Hardware como Máquinas (computadores, monitores de vídeo, unidades de disco magnético, impressoras, scanners óticos), e as mídias (disquetes, fita magnética, discos óticos, etc.); 2) Recursos de Software como Programas (programas de sistemas operacionais, programas de planilhas eletrônicas, programas de processamento de textos, programas de folha de pagamento), Procedimentos (procedimentos de entrada de dados, procedimentos de correção de erros, procedimentos de distribuição de contracheques); 3) Recursos de dados, ou seja, descrição de produtos, cadastro de clientes, arquivos de funcionários, banco de dados de estoque; 4) Recursos de Rede - Meios de comunicação, processadores de comunicações, acesso a redes e software de controle; 5) Produtos de Informação, relatórios administrativos documentos empresariais utilizando texto e demonstrativos gráficos, respostas em áudio e formulários em papel.

Todos esses componentes exerce função importante para se construir o sistema de informação de qualquer organização, e dentro de uma gestão governamental, esse papel se acentua tendo em vista se tratar de interesse público.

O município de Ipanema tem investido na aquisição de novas tecnologias, através de programas ou recursos próprios, que possibilitam maior eficiência e confiabilidade nas ações públicas, voltado para o aspecto protetivo de cada cidadão.

O sistema de comunicação do município de Ipanema tem evoluído juntamente com o crescimento do município. Dispõe hoje o município, de diversos serviços de internet e telefonia (móvel e fixa).

A contribuição dos sistemas de informação do município é de imensa importância, podemos citar o caso de um cadastro confiável de contribuintes que impossibilite qualquer ato de sonegação, pode levar a uma arrecadação também eficaz traduzindo-se em melhorias e investimentos para a população. Podemos ressaltar também os diversos meios de inclusão digital que hoje são disponibilizados pelo município.

Na era da informação, a gestão municipal está a cada dia, modernizando seu sistema, um exemplo disso, é a página na web da Prefeitura Municipal, onde é possível acompanhar as contas públicas e diversos outras informações importantes para o cidadão ipanemense.

Em relação a Sistema de Integração entre os entes governamentais, União, Estado e Município, tem evoluído consideravelmente, pois, hoje todas as contas públicas são fiscalizadas quase em sua totalidade, de forma eletrônica, é o caso dos Tribunais de Contas que exigem o envio de informações através da internet.

Pelo que se sabe em relação ao município de Ipanema, está em andamento um sistema que integrará ainda mais todos os órgãos municipais, estabelecendo contato eletrônico entre toda a administração, possibilitando um controle mais próximo aos subordinas à gestão, podendo evitar possíveis irregularidades.

Posto isto, seja na iniciativa privada ou na administração pública, um bom sistema de informação é essencial para o crescimento e a transformação dos dados em ações.

Por fim, o município de Ipanema se encontra em processo de desenvolvimento, buscando meios tecnológicos que possibilitem o crescimento de forma sustentável, correlacionando aspectos de desenvolvimento humano e qualidade de vida.

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Mostra de Tecnologias Sustentáveis. Disponível em:

http://www.ethos.org.br/mostradetecnologiassustentaveis/OEvento.asp.

[2] Tradução: Transformar o Mercado: Eficiência Energética em Edifícios

[3] Tradução: Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável

[4] Licitamais. Disponível em: http://licitamais.com.br/noticias/news/tecnologias_sustentaveis_podem_reduzir_60_uso_energia_edificios_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário