terça-feira, 3 de novembro de 2009

Internet e seu uso na Gestão Pública


Assim como os diversos meios de comunicação, a Internet também passou por muitos processos de transformação até chegar ao que é hoje: uma importante ferramenta utilizada tanto para o trabalho como para as relações pessoais. A cada dia que passa ela vem abrindo novas possibilidades para sua utilização.
Nos dia atuais o ser humano moderno não consegue viver sem esse instrumento.

Para as organizações, as Tecnologias de Informação e Comunicação constituem um grande problema devido ao alto custo na sua manutenção. Por isso, elas optam pela computação em nuvem, utilizando apenas dispositivos básicos de entrada e saída para ter acesso a essa infraestrutura virtual sempre disponível.
A Gestão Pública vive um novo momento chamado de Governo Eletrônico (e-Gov) e a tecnologia da Internet é a responsável por essa mudança, pois permite tanto o acesso dos cidadãos às diferentes instâncias e níveis de governo, quanto aos fornecedores de forma ágil e segura.
Através dos modernos sistemas de informação de gestão municipal disponíveis pela Internet, os cidadãos podem ter acesso a diversos serviços que promovem a cidadania.
Para atender as necessidades de comunicação do pessoal dentro de uma repartição ou ainda nas suas residências, são usadas as INTRANETS (redes internas de computadores) que utilizam o mesmo protocolo, sistemas e programas da internet para acesso a aplicativos e bancos de dados que constituem os sistemas de informação da organização. É conhecida como uma Internet privada.
Quando há a conexão entre redes de computadores de duas ou mais organizações públicas e/ou privadas, com o objetivo de desenvolver parcerias e interligar seus sistemas de informação,temos as EXTRANETS, sendo vistas como espaços na Internet acessíveis apenas a grupos específicos de pessoas de diferentes organizações.

REFERÊNCIAS:

MARIN, MARILÚ FAVARIN. História com Reflexão,n1ª Série. pp.135 -137. São Paulo: IBEP,2001. Coleção Horizontes.

Molina, Maurício Leonardo Aguilar. Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação. V.1 1a ed.- Juiz de Fora: UFJF, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário