segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Importância dos Sistemas de Informação para a Gestão Pública Municipal

Segundo o dicionário online Michaelis dados são: “Conjunto de material (= informações) disponível para análise. Representação de fatos, conceitos e instruções, por meio de sinais de uma maneira formalizada, possível de ser transmitida ou processada pelo homem ou por máquinas”. Informação por sua vez, “é o ato de informar, transmitir noticias, transmitir conhecimento”. Tecnicamente, conhecimento “é o ato de conhecer, idéia, noção,, informação, notícia”, entretanto, dados, informação e conhecimento, mantem entre si estreita co-relação, uma vez que para se chegar ao conhecimento, necessita-se de informações obtidas através dos dados coletados.
No município de Ipanema, aparentemente, os referidos conceitos são utilizados de forma satisfatória, porém, não em sua capacidade total que os meios oferecem hoje.
Quando relacionamos qualidade, imediatamente temos a idéia de algo bem feito, técnica e visualmente falando, algo que possa transmitir segurança e veracidade. Dados de alta qualidade tem o poder de transmitir essa segurança, de expressar total confiabilidade.

O Sistema de Informação é um conjunto de funcionalidades comandados por um conjunto de componentes para se alcançar o produto final, que é a confiabilidade do sistema / qualidade e os resultados que se almeja alcançar.

O elemento mais importante desses componentes sem dúvida é o ser humano (recursos humanos), que encabeça essa cadeia de componentes, especialistas (analistas de sistemas, programadores, operadores de computador), e usuários finais que são aqueles que utilizam sistemas de informação.

Seguindo, podemos elencar os 1) Recursos de Hardware como Máquinas (computadores, monitores de vídeo, unidades de disco magnético, impressoras, scanners óticos), e as mídias (disquetes, fita magnética, discos óticos, etc.); 2) Recursos de Software como Programas (programas de sistemas operacionais, programas de planilhas eletrônicas, programas de processamento de textos, programas de folha de pagamento), Procedimentos (procedimentos de entrada de dados, procedimentos de correção de erros, procedimentos de distribuição de contracheques); 3) Recursos de dados, ou seja, descrição de produtos, cadastro de clientes, arquivos de funcionários, banco de dados de estoque; 4) Recursos de Rede - Meios de comunicação, processadores de comunicações, acesso a redes e software de controle; 5) Produtos de Informação, relatórios administrativos documentos empresariais utilizando texto e demonstrativos gráficos, respostas em áudio e formulários em papel.

Todos esses componentes exerce função importante para se construir o sistema de informação de qualquer organização, e dentro de uma gestão governamental, esse papel se acentua tendo em vista se tratar de interesse público.

O município de Ipanema tem investido na aquisição de novas tecnologias, através de programas ou recursos próprios, que possibilitam maior eficiência e confiabilidade nas ações públicas, voltado para o aspecto protetivo de cada cidadão.

A contribuição dos sistemas de informação do município é de imensa importância, podemos citar o caso de um cadastro confiável de contribuintes que impossibilite qualquer ato de sonegação, pode levar a uma arrecadação também eficaz traduzindo-se em melhorias e investimentos para a população. Podemos ressaltar também os diversos meios de inclusão digital que hoje são disponibilizados pelo município.

Posto isto, seja na iniciativa privada ou na administração pública, um bom sistema de informação é essencial para o crescimento e a transformação dos dados em ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário