terça-feira, 3 de novembro de 2009

Acesso à internet e a alimentação dos bancos de dados dos órgãos municipais para eficiência e planejamento na Gestão Municipal


Segundo o dicionário Michaelis on-line, internet significa “ Rede remota internacional de ampla área geográfica, que proporciona transferência de arquivos e dados, juntamente com funções de correio eletrônico para milhões de usuários ao redor do mundo”.

A internet surgiu inicialmente para fins militares para suprir a falta de segurança dos meios de comunicação, certamente não como a vemos hoje. A partir de então, verificou-se que essa troca de informações poderia suprir uma necessidade mundial, ou seja, uma comunicação que fosse rápida e econômica. Com isso, temos hoje, a maior e melhor forma de comunicação e transferência de dados que cresce assustadoramente.

São diversas as oportunidades oferecidas pelo uso da grande rede (internet), trazendo mais economia e agilidade no processo de gestão para o desenvolvimento de um município.

Podemos elencar algumas das funcionalidades adquiridas com a internet para facilitar a gestão pública, a saber:

· Correio Eletrônico – Comunicação entre os órgãos da Administração Publica, Federal, Estadual e Municipal.

· Transação Bancária via internet – Com isso evita-se movimentar dinheiro em espécie no município e possíveis desvios, mas, infelizmente algumas prefeituras ainda cometem esse erro.

· Envio ágio das prestações de contas aos Tribunais, proporcionando maior eficiência do Controle Externo.

· Envio de documentação via internet de convênios entre os entes da Administração Pública – Agilidade nas análises e liberação das verbas de convênios.

Os portais de informação na administração pública tem como escopo principal, o acompanhamento pelos cidadãos das contas públicas, proporcionando maior transparência na condução da coisa pública.

Os principais desafios dos sistemas que utilizam a internet como base de transferência de dados, tem sido a preocupação com a segurança das informações que circulam ou mesmo as que não estejam em circulação, mas de forma indireta estabelece liame com a internet e possui algum tipo de vulnerabilidade.

A luta por equipamentos, softwares e outros meios para a minimização dos danos causados pela falta de segurança é constante, haja vista que ainda hoje, sabemos de ataques de Hackers e Crackers principais violadores dos sistemas de segurança da grande rede.

A Intranet e a Extranet são redes que utilizam a tecnologia e a infra-estrutura da Internet. Porém, a Intranet é restrita ao ambiente corporativo da empresa do cliente, enquanto que a Extranet pode ser acessada independente da localização geográfica dos usuários autorizados.

Quanto à internet móvel ainda é pouco utilizada em Ipanema, pois ainda continua oneroso para empresas de telefonia investir nas mesmas tecnologias utilizadas nos grandes centros.

Assim, difícil se torna elencar todos vastos benefícios trazidos pela internet para o desenvolvimento de um município, no entanto, deve-se atentar para o mau uso dessa incrível tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário